Quem é Blade? Os fãs de cinema e quadrinhos estão celebrando com a volta de um dos personagens mais marcantes das adaptações de quadrinhos.
Wesley Snipes revive seu papel icônico em uma participação especial em Deadpool e Wolverine, que mais causaram vibração e impacto, até na seção para jornalistas.
Porém, outras pessoas não lembram ou não viveram a era gloriosa do Caçador de Vampiros. Relembre neste artigo a influência desse pioneiro da Marvel no gênero dos super-heróis nos cinemas.
Quem é Blade?
Criado por Marv Wolfman e Gene Colan, Blade apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em 1973, na revista “Tomb of Dracula” #10.
Blade é um híbrido humano-vampiro, conhecido como o “Caçador de Vampiros”, e tem como missão combater as criaturas das trevas.
Seu nome real é Eric Brooks. Com sua biologia modificada, possuí reflexos e sentidos aguçados, além de poder de regeneração. Sem sede por sangue, sua maior habilidade é utilizar armas afiadas, em especial a espada.
Seu objetivo é claro: eliminar a raça dos vampiros que mataram sua mãe, e em especial o próprio Drácula.
O Impacto de Blade nos Cinemas
O filme Blade, lançado em 1998, traz Wesley Snipes no papel principal com um estilo bem específico, fugindo de ser uma “adaptação fiel”. E deu muito certo.
Com roupas de couro e música techno, o longa se situa mais no espírito de sua época de produções de Gothic Action, onde também podemos encaixar O Corvo e o próprio Matrix.
Porém, não podemos negar a importância deste filme para as adaptações de quadrinhos, principalmente ao afastar a ideia de que eram apenas algo “para vender brinquedos”.
A trilogia de Blade, composta por “Blade”, “Blade II” e “Blade: Trinity”, ajudou a moldar a estética e o tom das produções futuras, como Underworld – Anjos da Noite, Van Helsing – O Caçador de Monstros e até mesmo o visual da primeira trilogia dos X-Men.
Além disso, como representatividade importa sim, Blade marcou toda uma geração como um super-herói badass que é um homem preto.
Apenas um Blade
Comentando com spoilers, na participação de Blade em Deadpool e Wolverine, entendemos que esse mesmo Blade se perdeu no limbo do multiverso. Brincando com a realidade, o herói vampiro faz uma piada sobre ser o “único Blade”. Porém, isso não é bem verdade.
Blade foi apresentado em diversas mídias ao longo dos anos. Além dos filmes, o personagem teve uma série de TV em 2006, também chamada “Blade: The Series”.
A série é estrelada por Sticky Fingaz e tenta capturar a mesma energia dos filmes, mas não obteve o mesmo sucesso crítico ou comercial. No Brasil, a série chegou a ser transmitida pelo SBT.
Mais recentemente, a Marvel anunciou um novo filme do Blade, que será estrelado por Mahershala Ali. Este projeto está marcado por problemas e ainda não tem data de estreia.
Dessa forma, embora não esteja totalmente correto, Wesley Snipes tem razão. Mesmo que existam novas versões, é a sua que está mais associada ao personagem e ajudou não só a remodelar Blade, mas também a marcar uma era no cinema.