Uma das maiores dúvidas do novo Superman (2025) acaba de ganhar uma resposta — e como em toda boa história da DC, e revelação revelação veio de forma inesperada: por meio de colecionáveis Funko Pop.
Agora a revelação com forçada pelos spoilers conferidos após a prévia exclusiva exibida no Brasil, com direito à presença de James Gunn e elenco. Você sabe quem é Ultraman?
O mistério do martelo voador
No segundo trailer do filme, um homem bala de metal cortando o céu chamou atenção. Com detalhes em dourado, o chamado Martelo da Borávia (Hammer of Boravia), um nome inédito para muitos fãs e que não parecia se encaixar nem com Ultraman, outro personagem já ventilado, nem com o vilão oficial da trama, Lex Luthor.

A internet mergulhou em especulações. Alguns sugeriram a presença de Gorilla Grodd, por causa das conexões com Creature Commandos, enquanto outros apostaram em uma Supergirl (Milly Alcock) disfarçada, tentando criar um arco de redenção.
Vilão Revelado
A Funko revelou que Martelo da Borávia e Ultraman compartilham o mesmo número de boneco, indicando que são a mesma entidade — ou, pelo menos, duas formas visuais do mesmo personagem.
E aqui eu confirmo isso! Durante os 30 minutos exibidos, foi confirmado: o Martelo da Borávia é uma armadura de guerra controlada por Lex Luthor, usada por ninguém menos que Ultraman.
O parrudo oponente é guiado à distância por uma equipe liderada por Luthor, que calcula golpes estratégicos em tempo real para nocautear o herói, como fosse um mecha.
Então no fim, esse Ultraman da DC acaba tendo também alguma influência da cultura japonesa.
Um Clone Bizarro
Agora fica uma pergunta: quem é esse Ultraman afinal? Durante a prévia, dá pra notar mais detalhes sobre essa figura sombria. Grunhidos, golpes desajeitados e algo que remete ao Bane mutante de Batman & Robin (1997). Pura força, pouca mente.
Com isso, ganha força uma teoria ainda mais interessante: Ultraman seria um clone do Superman criado por Lex Luthor, uma espécie de Bizarro adaptado para essa nova cronologia. Em vez de uma contraparte de outra Terra, ele seria um projeto falho, corrompido, uma réplica feita por um gênio, mas instável e sem pleno raciocínio.
Assim, ainda que possa usar a duplicata para derrubar o Super, ele acaba não cumprindo o objetivo não é apenas vencer o herói fisicamente, mas desmoralizá-lo diante do mundo.
Detalhes e Teorias
Outro detalhe que reforça essa leitura é o traje de Ultraman, que lembra a roupa de contenção do icônico Apocalypse (Doomsday) nos quadrinhos — especialmente nos olhos, com visual militarizado, opressor e ameaçador.

Isso sugere que o personagem precisa ser controlado ou contido, como uma arma que pode sair do controle a qualquer momento. Mas e se isso acontecer?
Em uma imagem revelada por James Gunn, podemos ver que em algum momento o traje do vilão sera bastante danificado em algum ponto do filme:
ATUALIZAÇÃO: Após assistir o filme, confirmo a teoria que desenrolei nesse artigo. Além disso informo que, por trás da mascara, o clone é interpretado também por David Corenswet, porém com cabelos longos até os ombros (mullets), talvez em mais uma homenagem ao visual do Superman nos anos 90.
Agora aproveita que está aqui confira nossa crítica comentando se vale assistir:
Com tudo isso, Superman (2025) parece apostar em uma construção complexa de vilania: mais do que força bruta, o filme explora clonagem, manipulação midiática, dilemas éticos e legados kryptonianos, combinando ficção científica com um pé na política internacional.
E se os rumores estiverem certos, esse é só o começo de uma saga muito maior para o novo DCU.
Superman, dirigido por James Gunn, estreia nos cinemas do Brasil em 10 de julho de 2025, com distribuição da Warner Bros. Pictures. Disponível em versões dublada e legendada.