Vendido como um grande blockbuster Twisters, desafia as expectativas ao se recusar a ser apenas mais um espetáculo de desastres. Enquanto telhados são arrancados, e picapes RAM dão cambalhota meio à destruição iminente dos tornados, o verdadeiro foco é como os ventos da vida sopram em diferentes pessoas.
Embora alguns pôsteres destaquem o fato de o filme ser produzido por Frank Marshall, o mesmo da trilogia “Jurassic World”, a sensação é que o diretor Lee Isaac Chung conseguiu criar um filme indie com grande orçamento.
O fio da história vem por Kate (Daisy Edgar Jones), uma jovem adulta apaixonada por eventos climáticos e passa por um trauma logo no prólogo.
Curiosa e destemida, Kate tem uma origem privilegiada, e pode seguir suas convicções de quando ir ou voltar em busca de novos ventos. Ainda que às vezes pareça impulsiva, seu encanto pelas descobertas faz dela uma protagonista empática.
Ao lado dela, o amigo Javi. Interpretado por Anthony Ramos, ele é o trabalhador que tem seus próprios sonhos, mas sua prioridade é sobreviver neste mundo. Enfrentando dilemas morais e decisões difíceis, Javi é o cara de coração bondoso, apesar de suas falhas.
Porém eles não são o elemento central do poster.
O verdadeiro chamado para a aventura vem de Tyler Owens (Glen Powell). Com o arquétipo de um cowboy destemido, é ele quem encanta o filme com sua adrenalina ao enfrentar os tornados.
Tyler também personifica a figura mítica que atravessa mundos, aquele que conhece os “saberes da cidade” enquanto mantém uma forte ligação com o instintivo e o desejo de domar a natureza.
Com isso, Twisters traz signos que até me remeteram visualmente à NOPE (Não! Não Olhe!). O transito do personagem é caminho para que o filme e o diretor nos mostre um pouco das grandes paisagens do estilo de vida rural nas pequenas cidades de Oklahoma. Em muito existe um desejo de representar os símbolos e pessoas da América. Quando o tornado interrompe um rodeio e uma partida de baseball, ele está ferindo a paz do país.
Assim, ainda que exista um fator diversão, a trama tenta não voar demais, sempre lembrando o poder destrutivo dos fenômenos climáticos.
Ao mesmo tempo, quando filma diálogos ou momentos de reflexão de seus personagens, Lee Isaac Chung traz energia para momentos mais íntimos, seja no movimento de câmera ou optando por ângulos desafiadores.
Nunca se deixando levar pela fantasia, Twisters é um blockbuster estranho. Em seu desejo minimalista, nunca faz do desastre um grande espetáculo. A busca por um naturalismo nas imagens é agradável de assistir, mas não se resolve em uma grande mensagem. É como um final sem beijo.
Twisters
Lançamento brasileiro, Warner Bros.
Ano: 2024
Duração: 123 minutos
Elenco principal: Daisy Edgar Jones, Glen Powell, Anthony Ramos, Brandon Perea, Daryl Mccormack, David Corenswet, Tunde Adebimpe, Katy O´brian, Maura Tierney, Harry Hadden-Paton, Sasha Lane, Kiernan Shipka, Nik Dodani.
Classificação Indicativa: 12 anos
Twisters 2024 movie review