A Estação Primeira de Mangueira lançou, na terça-feira (18/2), o documentário inédito “Manifesto: O Rio É Banto“, uma produção que traz depoimentos de especialistas como Luiz Antônio Simas e entrevistas com integrantes da própria escola de samba, como Rodrigo Explosão e Tânia Bisteka.
O video apresenta enredo de 2025, “À Flor da Terra: o Rio da negritude entre dores e paixões”. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o desfile vai contar a história dos povos bantos no Rio de Janeiro e mostrar a importância dessa cultura na formação da cidade.
O enredo quer repensar a negritude carioca, que geralmente é associada à cultura nagô-iorubá, e trazer à tona a visão de mundo dos bantus e a influência deles na religiosidade, na cultura e no dia a dia da cidade.
Esse mini documentário é mais uma etapa do trabalho da Mangueira para valorizar a cultura negra e servir como uma ferramenta de ensino sobre as raízes africanas e sua enorme influência na sociedade brasileira.
A escola vai desfilar na madrugada do dia 2 de março, entre 2h e 2h30, logo depois da transmissão do Oscar. Assista ao vídeo completo abaixo:
E também confira o samba do ano: