O aguardado filme A Batalha da Rua Maria Antônia, dirigido e roteirizado por Vera Egito, chega aos cinemas no dia 27 de março de 2025, trazendo à tona um dos episódios mais marcantes da resistência estudantil durante a ditadura militar.
Produzido pela Paranoïd Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição pela Imagem Filmes, o longa será exibido em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, após ser aclamado em importantes festivais nacionais e internacionais.
Uma Luta Real
A trama segue Lilian (Pâmela Germano), uma estudante de Filosofia da USP que, inicialmente indiferente às questões políticas da época, se vê tragicamente envolvida no violento confronto entre estudantes e agentes infiltrados da ditadura.
O episódio, ocorrido em 2 de outubro de 1968, entre estudantes do Mackenzie e o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), ficou conhecido como a Batalha da Rua Maria Antônia. Mais do que apenas retratar o confronto, o filme oferece um olhar humano e imersivo sobre os efeitos desse momento histórico na vida dos jovens que o viveram.
O produtor Manoel Rangel também destaca a relevância do filme como um alerta contra ameaças golpistas no Brasil atual.
Com um elenco composto por jovens talentos, como Pâmela Germano (Lilian), Castilho (Angela), Caio Horowicz (Benjamin), Julianna Gerais (Maria Helena) e Gabriela Carneiro da Cunha (Leda), A Batalha da Rua Maria Antônia também conta com participações especiais de Fernando Morais, Clara Buarque e Valentina Herszage.
Assista ao trailer completo:
Premiado em festivais como o Festival do Rio (2023) e o Festival de Atlanta (2024), o filme é uma obra indispensável para quem quer entender a luta estudantil e a resistência durante a ditadura militar no Brasil.