Por que escalar uma atriz negra em uma fantasia ainda gera tanta polêmica? A atriz Nico Parker, de 20 anos, ganhou os holofotes como Astrid na adaptação live-action de How to Train Your Dragon (Como Treinar o Seu Dragão, 2025). A escalação gerou uma onda de comentários racistas nas redes sociais, mas Nico não hesitou em responder.
Em entrevista ao jornal britânico The Times, a jovem atriz deixou claro que não dá atenção a quem rejeita inclusão e diversidade no cinema.
“Se alguém se incomoda com a cor do meu cabelo ou da minha pele num filme de dragões, isso diz mais sobre essa pessoa do que sobre mim”, declarou.
Filha de estrela, talento próprio
Nascida em Londres, Nico Parker é filha da premiada atriz Thandiwe Newton (Westworld) e do diretor de cinema Ol Parker (Mamma Mia! 2 Lá Vamos Nós de Novo).
E não é de hoje que Nico demonstrou talento. Ela estreou nas telas em Dumbo (2019), de Tim Burton, e também esteve no drama de ficção científica Reminiscence (2021), ao lado da própria mãe.
Já em 2023 a jovem atriz marcou sem nome em uma grande franquia, ao interpretar Sarah Miller na série The Last of Us, da HBO MAX. Sua atuação foi elogiada, consolidando seu nome como uma das promessas da nova geração.
A escolha de Astrid
Segundo o diretor Dean DeBlois, que comanda o novo filme da Universal Pictures e DreamWorks, a escalação de Nico foi baseada na química com Mason Thames (Soluço) e na força emocional de sua performance.
Em entrevista à Entertainment Weekly, ele afirmou que a atriz “captura o espírito de Astrid de forma instintiva e inspiradora”.
Confira um vídeo de bastidores onde a atriz fala um pouco da personagem:
A fantasia permite dragões, mas não tolera protagonistas negros? O questionamento é inevitável diante das reações.

