Tragédias e revelações familiares são a matéria-prima dos romances. Porém, apesar de trazer esses elementos em seu texto, Se Não Fosse Você é um filme que parece querer nos poupar das dores ao optar por um caminho mais ensolarado. Ou higienizado.
Adaptando um livro de Colleen Hoover, a história acompanha Morgan Grant (Allison Williams) e sua filha Clara (Mckenna Grace), que tentam se reconstruir após um acidente fatal revelar uma traição familiar. Ao lado do cunhado vivido por Dave Franco, Morgan tenta entender o que sobrou da própria vida, enquanto Clara se envolve com o misterioso e cinéfilo Miller (Mason Thames).
Mas diante desse cenário de casos de família, a condução de Josh Boone baixa a pressão.
Broxada Sinistra?
É curioso como o filme aposta num tom de romance leve, mesmo tendo em mãos uma história que envolve morte, perda e segredos. Não há momentos realmente ásperos. E mesmo visualmente, é um longa reto, limpo, sem exuberâncias.
Assim, enquanto o texto quer explicitar um drama intenso, a materialidade se comporta ruma à um filme de conforto. A materialidade não acompanha o drama da sinopse. Mesmo quando a narrativa ameaça mergulhar em algo mais sombrio, o tom é abafado.
É neste cenário que detalhes que poderiam ser acessórios acabam chamando a atenção. A vida desses personagens gira em torno de casas amplas, cabelos escovados, ruas limpas e carros parrudos, como se o colapso emocional não tivesse real impacto em imagens ou mesmo no ritmo da história.
No meio disso, o elenco tenta dar textura ao que o roteiro simplifica. Mason Thames, que vem se destacando desde O Telefone Preto, aparece nesse meio-termo entre o galã juvenil e o adulto em formação.
Enquanto isso, a verdadeira protagonista Mckenna Grace, mostra que tem a habilidade de chorar em diversos tons possíveis, inclusive em papeis menos complexos.
Como uma ferida que não arde, Se Não Fosse Você é frustrante para quem busca intensidade. Além dos rostos bonitos e lágrimas educadas, o filme ainda entretém pela vitrine de transição que dá para seus protagonistas e pelo humor involuntário dos adultos coadjuvantes.
Regretting You | Review
Distribuição, Paramount
Ano de lançamento: 2025
Duração: 1h 56m
Direção: Josh Boone
Elenco Principal: Allison Williams , Mckenna Grace , Dave Franco , Mason Thames , Scott Eastwood , Willa Fitzgerald e Clancy Brown.
Classificação Indicativa: 16 anos
Assista ao trailer completo e dublado:

