Poucos atores conseguem transitar entre universos tão distintos e ainda surpreender a cada projeto. Ralph Fiennes, indicado ao Oscar 2025 por Conclave e eternizado em papéis como Voldemort em Harry Potter e o cientista sobrevivente de Extermínio 3, retorna agora em uma versão surpreendente: musculoso, envelhecido, mas imponente como Odisseu, no épico intimista O Retorno.
Que história é essa?
Sob a direção de Uberto Pasolini, a proposta do filme é revisitar a trajetória final de Odisseu em um olhar mais humano, sem os deuses e criaturas do poema de Homero, mas centrado nos efeitos emocionais e físicos da guerra sobre um homem.
No roteiro assinado por John Collee e Edward Bond, Odisseu retorna a Ítaca apenas para encontrar o reino em ruínas. Sua esposa, Penélope (Juliette Binoche), é pressionada por pretendentes ambiciosos que disputam sua mão e a coroa. Enquanto isso, seu filho Telêmaco (Charlie Plummer) enfrenta a ameaça de morte daqueles que querem tomar o poder.
Desgastado, envelhecido e aparentemente derrotado, Odisseu precisa reunir forças para reconquistar sua casa e seu lugar no mundo.
O Retorno (The Return), estrelado por Ralph Fiennes no papel de Odisseu, chega aos cinemas brasileiros em 4 de setembro de 2025, com distribuição da O2 Play. O longa estará disponível em versões dublada e legendada.

