Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another) é o projeto mais ambicioso de Paul Thomas Anderson, inspirado no romance Vineland de Thomas Pynchon.

Com Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio del Toro, Regina Hall, Teyana Taylor e Chase Infiniti, o épico de ação e sátira política custou entre US$ 130 e 175 milhões, sendo o filme mais caro da carreira do diretor.

Mas para além de toda diversão, vem com a gente no A Geleia, destrinchar todos os detalhes desse filmão:


Sinopse + Resumo com Spoilers

Na trama, acompanhamos o cara que atende pelo codinome Bob Ferguson (Leonardo DiCaprio), um revolucionário do grupo French 75. Após ações táticas, o grupo é delatado e desmobilizado. Nessa ruptura, Bob acaba ficando com sua filha bebê, enquanto sua Perfidia (Teyana Taylor), sua parceira, some.

E esse é o grande prólogo da história.

Dezesseis anos depois, Bob adotou um estilo de vida junkie e conspiracionista, enquanto cuida da sua filha Willa (Chase Infiniti, em sua estreia), na pequena cidade de Baktan Cross.

Leia também:  Frankenstein (2025) tem cena pós-créditos? Tudo para ASSISTIR o filme do Netflix

Tudo muda quando o coronel Steven J. Lockjaw (Sean Penn), o mesmo que caçou os amigos de Bob é convidado pela seita / Deep State conhecida como “Aventureiros Natalinos”, que reúne políticos e empresários de de ultradireita.

É nesse ponto que chegamos ao núcleo do filme, com Lockjaw sitiando a cidade em uma operação militar para perseguir latinos, imigrantes e minorias. Porém isso em seu íntimo isso serve apenas de fachada.

Lockjaw na verdade está tentando eliminar Willa, porque acredita ser sua filha biológica, e assim evitar ser exposto diante dos seus superiores racistas. Confira nossa resenha resumida:

O Final da Caçada

No desfecho, Lockjaw é morto duas vezes por membros da organização que desejava integrar. Este arco simbólico reforça a ideia de que, apesar de sua posição de poder, ele jamais seria aceito sem a “herança nobre que importa” que o deep state valoriza.

Leia também:  BAILARINA tem cena pós-créditos? Resumo, SPOILERS e final explicado do filme de 2025

Já Willa descobre a verdade sobre sua mãe e seu pai adotivo, mas opta por integrar a rede revolucionária. O filme encerra com uma ligação misteriosa, chamando-a para continuar a luta.

Assim o filme termina sem uma cena pós créditos, mas com uma espécie de epilogo.


Crítica e Simbologias

Uma Batalha Após a Outra Dicaprio A Geleia
Warner Bros.

Nesta sátira, os Aventureiros Natalinos funcionam como alegoria de um deep state reacionário, oculto nas estruturas de poder, enquanto os revolucionários carregam a fragmentação e os dilemas típicos da esquerda, com múltiplos códigos, células e contradições internas. Anderson coloca em choque dois sistemas fechados e mostra como ambos moldam o destino dos personagens.

Sobre o final, a morte de Lockjaw simboliza a descartabilidade até dos mais fiéis servidores do sistema, quando não se encaixam no ideal de pureza. Já Willa, jovem, negra e consciente da opressão, encarna a nova geração da resistência, não mais dependente dos revolucionários do passado, mas pronta para assumir sua própria voz.

Leia também:  Quem é Eve Macarro? História, cronologia e TUDO para assistir BAILARINA

O final ecoa o próprio título: não existe vitória definitiva, mas sim uma sucessão de batalhas diante do autoritarismo.

Ao invés de destruir o inimigo de uma vez por todas, o filme mostra que a luta continua, que novas gerações assumem o bastão e que a batalha é permanente.

dicarprio meme a geleia

Pode frustrar quem buscava fechamento épico, mas se alinha à visão de Pynchon e à tradição de Anderson em evitar soluções fáceis.


Uma Batalha Após a Outra – Distribuído pela Warner Bros. Estreia em setembro de 2025 nos cinemas brasileiros, disponível dublado e legendado.

Assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a Geleia – se inscreva clicando aqui.

Categorized in: