Baseado no livro de Samarone Lima, o filme ZÉ expõe a vida de José Carlos Novaes da Mata Machado, um jovem que deixou a segurança de uma vida confortável para se engajar na luta contra o regime militar e dedicar-se à alfabetização no Nordeste.
Superar a Dor
O longa oferece outro olhar diferente para quem já pensa que viu essa história de violência do período. Ao contrário, a direção de Rafael Conde propõe uma visão mais íntima e pessoal da vida de Novaes, focando em suas questões familiares e éticas.
Ao evitar a dramatização excessiva da violência, optando por focar em conflitos internos, ZÉ traz Caio Horowicz, conhecido por seus papéis em “Califórnia” e “A Batalha da Rua Maria Antônia”, interpreta José Carlos Novaes.
A ideia é ir além de registrar a vida deste homem nascido em março de 1946 e assassinado em outubro de 1973. O que o filme deseja é trazer o aspecto humano do militante.
Nessa aspecto de trazer um olhar no sofrimento, Zé traz uma aura que remete a outro filme da temporada: O Mensageiro, da diretora Lucia Murat.
Assistir ZÉ
Eduarda Fernandes e Samantha Jones chegam como pessoas diretamente ligadas ao líder . Rafael Protzner, Yara de Novaes, Gustavo Werneck, e Alexandre Cioletti completam o elenco principal.
“ZÉ” está disponível a partir de 29 de agosto de 2024 em cinemas de Balneário Camboriú, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, o filme oferece uma visão única da resistência durante a ditadura militar.