Com a tão aguardada continuação de Beetlejuice chegando aos cinemas em 2024, é o momento ideal para revisitar o clássico original de Tim Burton.
Convidado para assistir Os Fantasmas Se Divertem em seu relançamento nos cinemas, pude conferir detalhes do filme que vibram ainda mais no escurinho e numa tela grande:
1. Som e Sensação
A trilha sonora composta por Danny Elfman é um dos principais atrativos. Ela é quem nos convida para essa história cheia de estranheza e nos acompanha dando o tom da jornada.
Geralmente uma trilha sonora deve ser aquela música de fundo, porém aqui ela é um elemento chave para levar o espectador para o mundo de fantasia cheio de humor mórbido.
Isso claro, sem deixar de citar cenas onde o casal de fantasmas protagonistas escuta e utiliza sua predileção por músicas tropicais em contraste com o tema morte, incluindo a famosa sequência de dança ao som de “Day-O (The Banana Boat Song)”.
2. O Encanto dos Personagens
Aliás, rever o filme é perceber como os personagens principais, Adam e Barbara Maitland, interpretados por Alec Baldwin e Geena Davis, são o verdadeiro núcleo do filme.
Sua química e a maneira carinhosa como lidam com sua nova realidade como fantasmas oferecem um toque de fofura que contrasta com o cenário macabro do filme.
Isso aliado excentricidade da família Deetz e a potência visual de Betelgeuse (Michael Keaton) formam uma gama de poucos mais intrigantes personagens.
3. Visual Feito à Mão
E falando em impacto, a paleta de cores vibrantes de Beetlejuice também se destaca na tela grande. O design visual único e o uso audacioso de cores são marcas registradas de Tim Burton, e apreciar esses elementos em alta definição amplifica a experiência.
Numa perspectiva de hoje, é curioso ver como Os Fantasmas Se Divertem existe na mesma gramática visual de O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver, só que em live-action e com aquelas ranhuras e imperfeições que mostram delicadeza de algo feito a mão.
Iclusive, é curioso como na trama do filme temos a temática das visões sobre a arte. De um lado algo mais voltado para modelismo do real, com as maquetes de Adam, e de outro as abstrações de Delia Deetz (Catherine O’Hara)
Os Fantasmas Se Divertem 2
Mas vamos ao meio motivo, ou o grande motivo para revisitar essa obra. Assistir a Beetlejuice no cinema não é apenas uma forma de reviver um clássico, mas também uma excelente preparação para a continuação que está por vir.
Conhecer os detalhes e nuances do filme original ajuda a contextualizar e apreciar ainda mais o que será apresentado na nova sequência.
O primeiro filme está de volta aos cinemas entre entre os dias 15 e 21 de agosto em diversas salas espalhadas pelo país.
Com Winona Ryder e Jenna Ortega, Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice estreia em 5 de setembro de 2024 Assista ao trailer completo e dublado: