Quando ela chegar, você vai pedir mais cinco minutinhos? Dirigido por Daina Oniunas-Pusic, Tuesday – O Último Abraço é um filme que se destaca pela forma esquisita com o fim.

A história parte de uma escolha bastante inusitada: uma arara vermelha mágica que, na verdade, é a própria Morte.

Cumprindo sua rotina de levar vidas, esse ser místico encontra a jovem cadeirante e portadora de uma doença terminal, Tuesday (Lola Petticrew). Ela não se impressiona com a voz grave da ave e pede por mais tempo. E a arara, então, se encolhe e consente.

Leia também:  O Corvo: Afinal, vale assistir ao filme de 2024?

Respire

É com a combinação do belo e do macabro que o filme começa. E, na verdade, não vai muito longe. Afinal, uma das propostas da história é desacelerar.

Na tela, a mensagem vai direto para Zora (Julia Louis-Dreyfus), mãe da garota protagonista. Com a vida bagunçada e cinza, Zora não deseja o fim, mas também não sabe como seguir em frente.

A sensação é de que o mundo vai acabar, quando, na verdade, já não existe muito para ser derrubado. Quase todo filmado em ambientes vazios, o longa transmite a desolação e a vulnerabilidade das personagens, contrastando com o tom de fantasia e comédia ao dialogarem com uma arara mágica que muda de tamanho.

Leia também:  Bruna Surfistinha 2 é real! Deborah Secco revela detalhes do novo filme em vídeo

É o fim

Enquanto mensagem, Tuesday – O Último Abraço é uma reflexão provocativa sobre aprender a deixar ir. É uma poesia visual sobre como encerrar ciclos é doloroso, mas precisamos de cortes para deixar a vida fluir.

E quando este dia chega, é importante ter a sensação de que aproveitamos cada segundo.

E, no caso deste filme, o que mais se destaca é o seu clima esquisito. A abordagem surrealista e agridoce das tensões da vida remete a obras como Sandman e outros quadrinhos do selo Vertigo. A mistura de humor com a morte é desconcertante, como adiar o suspiro final para ouvir o maior hit de Ice Cube. É um filme estranhamente instigante.

Leia também:  Mads Mikkelsen é 'O Bastardo', filme da Dinamarca no Oscar 2024

E viver é estranho.


Tuesday (2023) review

Distribuição, Paris Filmes
Ano de lançamento: 2024
Duração: 112 minutos

Direção e Roteiro: Daina Oniunas-Pusic
Elenco: Arinzé Kene, Lola Petticrew, Julia Louis-Dreyfus e Leah Harvey.
Classificação Indicativa: 14 anos

Assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, o Avance Games – se inscreva clicando aqui.

Categorized in:

Tagged in:

, , ,