A trajetória e luta do Almirante João Cândido, conhecido como o “Mestre-Sala dos Mares”, ganham vida no enredo de 2024 da escola de samba Paraíso do Tuiuti, inspirado nas histórias em quadrinhos.
Identidade Visual Inspirada nas HQs
A logo do enredo, desenvolvida pelo designer Antônio Vieira, é uma verdadeira homenagem aos quadrinhos. Inspirando-se no universo das HQs, a arte é uma capa de quadrinho ao estilo Marvel, dando o tom do que esperar no desfile.
O carnavalesco Jack Vasconcelos explica que a escolha visa ressaltar João Cândido como o herói nacional que ele é, utilizando códigos visuais que remetem ao heroísmo e à passagem heróica.
“A gente pensou muito no que poderia usar para facilitar essa linguagem a ser assimilada pelo público. Desde o início eu pensei em mostrar o João Cândido de uma forma em que as pessoas entendam que estamos falando de um cara que é um herói”, destaca Jack ao site Carnavalesco.
Cinema e Heróis da Vida Real
Além da inspiração nas histórias em quadrinhos, Jack Vasconcelos também revelou na entrevista que se valeu de referências cinematográficas e grandes sucessos de Hollywood para apresentar o enredo.
O carnavalesco espera que o desfile seja um “sucesso de bilheteria”, comparando-o a um épico de três horas.
“O enredo é um épico, é um filme de três horas. João Cândido é tratado com esse filtro heróico mesmo, desde o início”, enfatiza o carnavalesco.
O Paraíso do Tuiuti desfila o tema “Glória ao Almirante Negro”. Confira o Samba completo: