O vilão Mancha (Spot no original), ganhou destaque não apenas nas páginas das histórias em quadrinhos do Spider-Man, mas também nas telas de cinema, especialmente na sequência de Aranhaverso.
Confira a fundo a origem, habilidades e o papel crucial desempenhado por esse vilão na trama, tanto na versão de quadrinhos quanto na adaptação para o cinema.
Origem do Mancha Quadrinhos:
Nos quadrinhos, o Mancha é conhecido como Dr. Jonathan Ohnn. Sua primeira aparição foi nas HQs é no arco de Peter Parker, the Spectacular Spider-Man #98 a #100, lançadas em 1985. Criado por Al Milgrom e o artista Herb Trimpe.
Ohnn era um cientista brilhante que estudava um campo dimensional desconhecido. Durante um acidente em seus experimentos, ele ganha a habilidade de criar portais interdimensionais em seu próprio corpo.
Adaptação Cinematográfica:
Na versão cinematográfica, o Mancha é apresentado como um ex-cientista da Alchemax que se transforma em um supervilão após um acidente.
Seu corpo é coberto por portais para diferentes universos, mas que acabam com sua vida social.
Sua motivação é impulsionada pelo ressentimento e pela sensação de que o próprio acidente que lhe conferiu suas habilidades foi causado por Miles Morales.
Ao mesmo tempo, ele sente que é responsável pelos poderes de Miles, posto que foi sua experiência que trouxe a aranha radioativa de outra dimensão.
Poderes Habilidades Extraordinárias
Nos quadrinhos, o Mancha possui a habilidade única de criar portais interdimensionais em sua pele.
Ele pode usar esses portais para projetar partes de seu corpo ou objetos em diferentes locais e ângulos, tornando-se um adversário versátil e imprevisível.
De Zero a Herói Super Vilão
Nos quadrinhos, o Mancha geralmente é um vilão secundário do Homem-Aranha, usando suas habilidades para cometer crimes ou se envolver em conflitos com o herói aracnídeo.
Já no filme, o Mancha emerge como o antagonista central da trilogia, motivado por seu desejo de vingança contra Miles Morales.
A sugestão do produtor Avi Arad levou os cineastas a explorarem mais profundamente as capacidades do Mancha, fazendo dele o principal vilão de Aranhaverso 2.
E ao final do filme, o personagem libera todo seu poder. Imagine um vilão que pode viajar e devorar diferentes dimensões ao mesmo tempo.
Assim o Mancha se tornou o vilão perfeito para um filme com o tema multiverso. Na versão original, o vilão é dublado por Jason Schwartzman. Na versão brasileira, o herói tem voz de Yan Gesteira. Assista: