O Homem-Aranha é um dos super-heróis mais icônicos do universo dos quadrinhos, conquistando gerações de fãs ao longo das décadas. Além da conhecida identidade de Peter Parker, existem outras versões do herói ao longo do tempo. Um desses personagens é Miguel O’Hara, também conhecido como o Homem-Aranha 2099.

Conheça mais sobre a origem e poderes desse herói dentro do Universo Marvel:

A Marvel 2099 | Contextualização histórica

O Homem-Aranha 2099 faz parte de uma realidade futurista conhecida como o Universo Marvel 2099.

Introduzido pela Marvel Comics nos anos 1990, esse universo apresentava versões alternativas de vários heróis e vilões icônicos da editora, situados em um futuro distante.

O tema de futuros distrópicos e outros elementos da ficção científica, estiveram em alta nessa época. Afinal vamos lembrar que esta é a década que começou com Exterminador do Futuro 2 e se encerrou com Matrix.

Nesta reimaginação, o maior destaque foi o título do Homem-Aranha 2099. Mas quem é Miguel O’Hara e como ele se tornou o Homem-Aranha do futuro? É o que vamos explorar a seguir.

Leia também:  Atlas: Duração, classificação e tudo para assistir ao filme de 2024

Origem: Quem é o Homem-Aranha 2099

Miguel O’Hara é o nome por trás da máscara do Homem-Aranha 2099. Criado por Peter David (roteiro) e Rick Leonardi (arte), ele é apresentado como um brilhante geneticista que trabalha para a poderosa corporação Alchemax no ano de 2099.

Diferente de Peter Parker, Miguel não ganhou seus poderes por meio da picada de uma aranha, mas sim através de um experimento genético no qual ele tentou recriar as habilidades do Homem-Aranha original.

Durante esse experimento, Miguel se submete a uma série de alterações genéticas, incluindo a inserção de DNA de aranha em seu próprio código genético.

No entanto, as coisas dão terrivelmente errado quando seu supervisor, Aaron Delgato, tenta sabotar o experimento devido a rivalidades corporativas.

Homem-Aranha-2099-Quadrinho-A-Geleia
Reprodução do quadrinho (reprodução)

É nesse momento que os efeitos colaterais das alterações genéticas começam a se manifestar, e O’Hara sofre uma mutação.

Motivado pela culpa e pelo desejo de corrigir os erros de Alchemax, Miguel assume a responsabilidade de combater o crime e lutar pela justiça em uma Nova York distópica e corrupta.

No Brasil as histórias do personagem foram publicadas na integra através de revista própria da Abril. A publicação durou de outubro de 1993 até dezembro de 1996.

Leia também:  Ultraman: A Ascensão | Segredos e todos os detalhes para assistir ao filme de 2024

Poderes e habilidades:

O Homem-Aranha 2099, Miguel O’Hara, possui uma série de poderes e habilidades.

Além de vigor físico, agilidade acrobática e força aumentada, assim como o Homem-Aranha clássico, Miguel possuí algumas capacidades únicas.

Homem-Aranha-2099-Principal-A-Geleia
Marvel
  • Sentido de aranha aprimorado: Miguel possui um sentido de aranha aprimorado, que lhe confere uma consciência aguçada dos perigos ao seu redor.
  • Asas membranosas (a famosa capinha de teia) que permitem que ele plane e se movimente pelo ar de forma semelhante a uma aranha, aumentando sua mobilidade e alcance.
  • Interface holográfica: Uma tecnologia futurista presente no traje do Homem-Aranha 2099 é a interface holográfica, que permite a Miguel acessar informações em tempo real, analisar cenários e se comunicar de forma mais eficiente

Dragon Ball: Instinto Superior ou Kaioken, qual a mais poderosa técnica de Goku?

Miguel O’Hara é um vampiro?

Durante o filme Aranhaverso 2, alguns personagens chamam Miguel O’Hara de vampiro. Contudo, isso não é uma verdade (pelo menos por enquanto).

Conforme foi dito acima, o cientista O’Hara sofreu uma mutação física, ganhando um modificações corporais baseadas em seu DNA de aranha.

Homem-Aranha-2099-Aranhaverso-vampiro-A-Geleia
Sony / Marvel

Embora Miguel O’Hara não seja um vampiro, ele ganhou presas afiadas que podem injetar veneno através de mordidas.

Leia também:  Descubra o Terror Cósmico de Remina, de Junji Ito

Além disso, seus olhos ganham um tom vermelho em alguns momentos. Isso representa a sensibilidade que sua visão ganhou após a mutação.

Essa natureza aracnídea e adiciona um toque de ameaçador ao seu design, assinado por Rick Leonardi.

Legado e influências

Ao longo dos anos, o Homem-Aranha 2099 se tornou um personagem icônico e reconhecido na cultura pop. Seu visual diferentão e seu conceito de futuro distópico se tornou muito influente.

O 2099 apareceu em jogos como Shattered Dimensions, animações e outras mídias. Contudo é seguro dizer que o personagem e seu mundo influenciaram duas séries animadas aclamadas: Homem-Aranha Ação Sem Limites (Spider-Man Unlimited) e Batman do Futuro (Batman Beyond).

Homem-Aranha-Acao-Sem-Limites-Unlimited-Batman-do-Futuro-A-Geleia
Marvel / Warner

Além disso, o herói latino agora é um dos protagonistas da série de filmes Aranhaverso. Na versão original, Miguel O’Hara / 2099 é dublado por Oscar Isaac. Na versão brasileira, o herói tem voz de Philippe Maia. Assista:

Categorized in: