Lembrado por ser o mutante brasileiro, Roberto da Costa é um daqueles personagens cheio de altos e baixos que o tornam ainda mais interessante.
Desde sua estreia nas páginas da Marvel Graphic Novel #4: The New Mutants em 1982, o herói conhecido como Mancha Solar (Sunspot), tem sido uma presença luminosa no universo Marvel. Conheça mais sobre esse icônico X-Men.
Origens e Trajetória
Filho de um empresário afro-brasileiro e uma arqueóloga americana, Roberto cresceu em um mundo de privilégios, mas foi durante um jogo de futebol, o rapaz descobriu que era um mutante.
A habilidade de absorver e canalizar energia solar emergiu em resposta a um ataque racista, marcando o início de sua jornada como super-herói.
Ainda no campo do esporte, já se tornou oficial que o personagem é torcedor do Botafogo. Tudo a ver!
Poderes: Esse cara é fogo!
Mancha Solar é capaz de converter radiação solar em força física e resistência sobre-humanas, emitir explosões térmicas e até voar. Sim, parecido com o Superman.
Na pratica, é como se ele se tornasse um sol vivo.
Quando transformado, sua representação gráfica é de um corpo humano em chamas na cor preta.
Representação no Cinema
Contudo ainda falando de sua representação, isso já foi motivo de polêmicas. A questão é que apesar de ser um homem negro, ao longo do tempo o Mancha Solar já foi representado com tonalidades de pele mais claras.
Isso inclusive foi levado para os cinemas. Roberto foi interpretado por Adan Canto em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e por Henry Zaga em Os Novos Mutantes. É dose.
Apogeu de Poder
Roberto teve vários momentos de destaque na Marvel. Foi membro fundador dos Novos Mutantes e mais tarde se juntou aos Vingadores.
Em um ponto notável, ele adquiriu a organização Advanced Idea Mechanics (a I.M.A.), transformando-a em Avengers Idea Mechanics e operando sob o codinome Cidadão V.
Em seu pico de poder, o herói já conseguiu confrontar outros fortões, como Gladiador e Hulk. Ao menos por alguns minutos.
Outro detalhe muito importante entre as potencialidades do personagens é que ele é rico. Não é uma rajada de energia, mas não deixa de ser uma forma de poder.
Legado e Importância
Como um dos poucos super-heróis brasileiros, Mancha Solar é um ícone de diversidade e um embaixador da cultura brasileira.
Além disso, Roberto da Costa é um daqueles personagens que de fato podemos acompanhar evolução e desenvolvimento, indo de um adolescente impulsivo até um empresário dedicado em melhorias na Terra.
Agora com destaque na animação X-Men 97, é hora de surgirem novos fãs desse poderoso!