Um Lugar Silencioso: Dia Um (A Quiet Place: Day One) é um spin-off do da saga de terror e ficção científica criada por John Krasinski. Dirigido por Michael Sarnoski, o novo longa da saga explora os eventos do começo da invasão alienígena por criaturas letais e com audição supersônica.

O grande diferencial desta produção é que seu cenário é Nova York, assim mostrando um ataque em grande escala numa “cidade grande”.

O que é o Dia Um?

No início, somos apresentados a Sam (interpretada por Lupita Nyong’o), uma paciente terminal com câncer que em uma clinica, acompanhada de seu gato de companhia, Frodo.

Durante um passeio em Manhattan, com a promessa de pizza na cidade, meteoros começam a cair na cidade, seguidos por criaturas extraterrestres hostis.

E tem cena pós-créditos?

Lupita-Nyongo-com-gato-Um-Lugar-Silencioso-Dia-Um-A-Geleia

Mesmo fazendo parte de uma saga de sucesso, e que certamente não vai parar por aqui, muitos vão ficar na espera de uma pista extra sobre o futuro deste universo.

Leia também:  Duna Parte 3: O que esperar da história na continuação

No entanto, Um Lugar Silencioso: Dia Um se foca em ser um filme único, e não tem uma cena pós-créditos.

Personagens e situações que são apresentados aqui podem ter eco no futuro, porém esta é a história de Sam.

Resumo e Final do Filme

Diante de sua condição de saúde, Sam decide que não quer deixar a cidade sem viver seu último desejo.

Em meio a destruição, o rapaz Eric (interpretado por Joseph Quinn) passa a seguir Sam, mesmo sem sua aprovação.

Ele por sua vez é um imigrante inglês, sem parentes e sem destino em meio ao caos.

Lupita Nyong’o e Joseph Quinn Um Lugar Silencioso Dia Um Quiet Place 2024 A Geleia
Paramount

Ainda que com poucas palavras, a parceria faz cada um deles entender quais suas motivações para viver mais um dia.

Leia também:  'Maxxxine tem cena pós-créditos?' e outros spoilers sobre o final da trilogia com Mia Goth

Neste contexto, Eric consegue realizar o desejo de Sam. Os dois vão para o clube de jazz onde o pai da moça se apresentava como pianista. Além disso, o rapaz consegue para a amiga um “último pedaço de pizza do mundo”.

Sam entrega o casaco para a amiga enquanto os dois veem no horizonte barcos próximos prontos para escapar. Notando as criaturas se aproximam, Sam entrega Frodo a Eric e se sacrifica para distraí-las.

Temas e Ideias ao Assistir

O filme termina em um clima voltado para emoção. Guiados pela personagem de Lupita Nyong’o, podemos refletir o quanto a vida é feita dos laços que fazemos em nossa jornada.

Sua Sam evoluí de alguém com um sentimento de desilusão para alguém que volta a sentir a sentir empatia pelas pessoas e por sua própria história.

Sam e Eric final Um Lugar Silencioso Dia Um (A Quiet Place Day One) A Geleia
Paramount

Assim, quando Eric é resgatado, ele encontra no bolso do casaco um bilhete de Sam agradecendo por lembrá-la de como é a sensação de saborear o viver.

Leia também:  Planeta dos Macacos: Entenda as cronologias completas e a sequência dos filmes

Ao mesmo tempo Sam ouve “Feeling Good” de Nina Simone no maior volume possível. Ela espera sorridente pela horda criaturas, agora livre da amargura que estava no inicio do filme e mais convicta de que apesar dos problemas, teve uma vida com bons momentos.

Um Lugar Silencioso: Dia Um não apenas oferece tensão e suspense, mas se foca em trazer o drama humano diante das angustias. Se o mundo é um caos, o filme nos convida refletir sobre o que é o nosso impulso de viver um dia a mais.

Assista ao trailer completo e dublado de Um Lugar Silencioso: Dia Um:

Categorized in: