Confesso que nunca fui um espectador da franquia “Meu Malvado Favorito”, embora seja difícil escapar dos Minions em produtos e memes que permeiam a cultura pop.
Minha estreia no universo desses personagens ocorre agora com Meu Malvado Favorito 4, e eu não esperava que seria uma experiência surpreendente, tanto visualmente quanto em termos de humor e referências.
A trama simples envolve a família de Gru (incluindo o recém-chegado bebê / mascote Gru Júnior) em uma fuga forçada de um novo vilão, Maxime Le Mal.
Porém não existe um perigo ou dilemas reais. O plot é um fio condutor para o verdadeiro tom do filme: uma leve e engraçada sequência de esquetes costuradas por referências.
Mundo Maluco*
Na superfície e mais evidenciados pelo marketing, aqui alguns dos amarelinhos são transformados em Mega Minions. Na prática a função é termos um bloco parodiando cenas icônicas de super-heróis, como o Homem-Aranha parando o trem, e o Superman salvando um gatinho.
Funcionando de forma isolada, estas cenas junto daquelas que apresentam o vilão com suas baratas se destacam pelo visual.
Ainda que tudo neste mundo tenha formas estilizadas, as texturas e a profundidade de campo são bem exploradas nas cenas de ação. Assim, Meu Malvado Favorito 4 não tenta emular o real, mas sim mostrar o super poder e elasticidade de uma animação.
Batidas Perfeitas
Porém entre os pontos mais inesperados para essa primeira olhada, está a utilização da música dentro desse universo de forma orgânica.
Desde a abertura com homenagem aos filmes de James Bond, à utilização do tema de Terminator 2, som e imagem se combinam para dar clima e criar as piadas do filme.
Contudo, mais do que trilha sonora, e interessante como os personagens gostam de música e isso faz parte da história. Passando por uma capa de celular com logo do BTS, eu nunca esperaria que o “filme dos Minions” traria Boy George e Tears for Fears como elementos chave.
Minha Primeira Vez
Mais Looney Tunes do que Disney, Meu Malvado Favorito 4 pode não ter uma trama complexa, mas nos entrega com uma animação habilmente elaborada e um humor que atinge diferentes públicos e uma riqueza de referências que enriquecem a experiência.
Reconhecendo que é categorizado como algo voltado para o público infantil, Meu Malvado Favorito 4 deixa o gosto de uma explosão de energia açucarada, recheada com carisma e boas piadas.
Para novatos como eu, fica a sensação passa muito rápido. E agora quero mais.
Despicable Me 4
Lançamento brasileiro, Universal
Ano: 2024
Duração: 95 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Assista ao trailer completo e dublado: