Confirmando o impacto do seu desfile, a Unidos do Viradouro se sagrou campeã do Rio Carnaval 2024, conquistando o título pela terceira vez em sua história.

A agremiação de Niterói, já vitoriosa em 1997 e 2020, surpreendeu o público com um enredo místico que explorou os cultos voduns e reverenciou a serpente como símbolo de vida, regeneração e recomeço.

Confira mais sobre o enredo, e logo abaixo a classificação geral de todas as escolas.

A Energia do Culto ao Vodum Serpente

Criado e desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, com apoio de João Gustavo Melo, o enredo “Arroboboi, Dangbé” mergulhou nos cultos voduns originários da Costa da Mina, na África.

Unidos do Viradouro 2024 Arroboboi, Dangbé Alegorias A Geleia (2)
Foto por Yuri G

Desde as épicas batalhas na Costa Ocidental até as influências nas lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, a agremiação apresentou uma narrativa envolvente, destacando a espiritualidade iniciada pelas sacerdotisas voduns.

Leia também:  Portela abraça Milton Nascimento como enredo para o carnaval de 2025

Honrando a Herança e Celebrando a Diversidade

No desfile, a Unidos do Viradouro honrou a herança do culto, o poder da serpente arco-íris e a instalação dos terreiros no Brasil.

O espetáculo foi uma ode à espiritualidade afro-brasileira, marcado por cores vibrantes e performances impactantes que provocaram reflexões sobre a pluralidade religiosa e cultural.

Ludovina Pessoa e o Terreiro do Bogum

A energia do culto se estabeleceu no Brasil com a chegada de Ludovina Pessoa, sacerdotisa daomeana, que instalou terreiros na Bahia.

Unidos do Viradouro 2024 Arroboboi, Dangbé Alegorias A Geleia (1)
Foto por Yuri G

Sua missão era perpetuar a crença nos voduns, tornando-se liderança nas irmandades católicas e contribuindo para a formação do candomblé Jeje. O centenário Terreiro do Bogum, dedicado à Serpente em Salvador, representa essa linhagem.

Leia também:  EU CAPITÃO: Navegando com sonhos, entre as dunas da realidade | Crítica do Filme

Ecos Pop e A Mulher Rei

Ainda que em abordagens diferentes, para quem quiser saber ou imergir mais na temática do enredo, um bom caminho é o filme “A Mulher Rei” (Woman King).

Unidos do Viradouro 2024 Arroboboi, Dangbé Alegorias Guerreiras A Geleia
Foto por Yuri G

Protagonizado por Viola Davis e Lashana Lynch, traça uma narrativa ficcional com um grupo de guerreiras Agojie  também conhecidas como (Ahosi ou Mino).

A obra cinematográfica dialoga com a força feminina, a espiritualidade e a busca por identidade, alinhando-se harmoniosamente com a proposta inovadora da Unidos do Viradouro no Carnaval 2024.

Leia também:  EU CAPITÃO: Navegando com sonhos, entre as dunas da realidade | Crítica do Filme

. Arroboboi! Salve o Espírito Infinito da Serpente!

 Classificação final do Rio Carnaval 2024:

1º – Viradouro – 270,0 CAMPEÃ
2º – Imperatriz – 269,3
3º – Grande Rio – 269,2
4º – Salgueiro – 269,0
5º – Portela – 268,9
6º – Vila Isabel – 268,8
7º – Mangueira – 268,8
8º – Beija-Flor – 268,5
9º – Paraíso do Tuiuti – 268,3
10º – Mocidade – 267,2
11º – Unidos da Tijuca – 265,7
12º – Porto da Pedra – 264,9 REBAIXADA

Categorized in: