O novo filme do cineasta Luiz Fernando Carvalho, A PAIXÃO SEGUNDO G.H., estreia nos cinemas brasileiros no dia 11 de abril, trazendo para as telas uma das obras mais emblemáticas de Clarice Lispector.

Maria Fernanda Candido protagoniza a experiência. O elenco conta ainda com a participação especial da guineense Samira Nancassa, que faz sua estreia como atriz.

Leia também:  Presente e futuro do Cinema Brasileiro

Experiência de linguagem e estética

O filme é o resultado de um trabalho de pesquisa e criação de mais de dez anos do diretor Luiz Fernando Carvalho, que também assina o roteiro junto com a roteirista Melina Dalboni.

O cineasta desenvolveu uma linguagem cinematográfica própria para traduzir a escrita de Clarice Lispector, utilizando recursos como a voz off, a câmera subjetiva, a iluminação expressionista e a montagem fragmentada.

Leia também:  Esse vovô deu uma fugidinha e sua História virou filme

E qual a história?

O filme é uma adaptação fiel do romance homônimo de Clarice Lispector, publicado em 1964, em pleno regime militar, e que completa 60 anos de sua primeira edição.

A história é narrada em primeira pessoa por G.H., uma escultora que decide arrumar o quarto da empregada que acabou de sair.

Leia também:  Meu Sangue Ferve Por Você: Um Filme Sem Medo de Ser | Crítica

Ao entrar no cômodo, ela se depara com uma barata saindo de um armário e, tomada por um impulso, esmaga o inseto. A partir desse ato, ela inicia uma reflexão profunda sobre sua vida, sua identidade e sua relação com o mundo.

Assista ao teaser completo de A PAIXÃO SEGUNDO G.H.:

Categorized in: