Duna é uma obra-prima da ficção científica e agora muito popular diante da repercussão do filme Dune: Part Two.

Um dos elementos que mais desperta o interesse universo complexo e fascinante é a ordem secreta de mulheres que desempenha um papel fundamental na história: Lady Jessica e as Bene Gesserit.

A origem das Bene Gesserit

As Bene Gesserit surgiram após o Jihan Butleriano, uma revolta da humanidade contra as máquinas inteligentes, que resultou na proibição de qualquer forma de inteligência artificial.

Nesse contexto, as Bene Gesserit se dedicaram a desenvolver as capacidades mentais e físicas dos seres humanos, através de um rigoroso treinamento e de uma manipulação genética.

Bene-Gesserit-1984-A-Geleia
As Bene Gesserit no filme de 1984 (Divulgação)

As Bene Gesserit se tornaram, assim, uma força política e religiosa, que atuava nos bastidores, influenciando as grandes casas e organizações galácticas.

Leia também:   X-Men 97: Trailer dublado e tudo para assistir a nova animação dos mutantes

Raízes da Mitologia

A ordem das Bene Gesserit podem ser comparadas às Moiras, as deusas do destino na mitologia grega.

As Moiras eram três irmãs que determinavam o destino de deuses e humanos, tecendo, medindo e cortando o fio da vida de cada um.

tres-irmas-hercules-moiras-Disney-A-Geleia
As três irmãs de Hércules são uma representação das moiras (Disney)

O paralelo pode ser feito porque as Bene Gesserit têm o poder de influenciar o curso da história, através de seus conhecimentos, habilidades e manipulações.

Além disso, as Bene Gesserit também são associadas à figura da feiticeira, da sacerdotisa e da profetisa, que aparecem em diversas mitologias e tradições.

Os poderes das Bene Gesserit

As Bene Gesserit possuem uma série de poderes notáveis, que as tornam temidas e respeitadas por muitos. Entre esses poderes, podemos destacar:

  • A Voz: a capacidade de usar o tom, o ritmo e a inflexão da voz para controlar a mente e o comportamento de outras pessoas, fazendo-as obedecer às suas ordens ou revelar seus segredos.
  • Ablatação: a capacidade de acessar as memórias e personalidades de suas ancestrais femininas, através de um ritual que envolve a ingestão de uma substância tóxica, que elas conseguem transformar em inofensiva. Esse ritual também permite que elas se tornem Reverendas Madres, as líderes da ordem. Algo assim é visto em Duna 2.
  • Controle preciso sobre o corpo: a capacidade de regular as funções vitais do corpo, como a respiração, o batimento cardíaco, a temperatura, a pressão sanguínea, etc. Isso lhes permite resistir a doenças, venenos, dor, tortura, e até mesmo alterar a sua aparência. Outro detalhe importante é a capacidade de manipular o sexo do bebê em seu ventre.
Leia também:  Fallout: Aprovada no Rotten Tomatoes, série já está completa online para assistir

As intenções das Bene Gesserit

O objetivo secreto das Bene Gesserit dentro da saga Duna é a criação do Kwisatz Haderach, um ser supremo, capaz de ver o passado e o futuro, e de transcender as limitações humanas.

Lady-Jessica-Rebecca-Ferguson-Duna-A-Geleia

Para isso, elas conduzem um plano milenar de cruzamento seletivo entre as famílias nobres, buscando combinar as melhores características genéticas.

Leia também:  ALIEN ROMULUS | Terror espacial ganha trailer dublado continuando a franquia

Uma das etapas desse plano é um dos plot twists de Duna 2.

Na trama é revelado que o casamento entre o duque Leto Atreides e a Lady Jessica, uma Bene Gesserit que desobedece à ordem e dá à luz um filho, Paul Atreides, que se revela o Kwisatz Haderach esperado.

Existem planos da Warner de produzir uma série focada nesta ordem feminia. Enquanto isso, Duna 2 está disponível para assistir nos cinemas. Confira o trailer completo dublado:

Categorized in: