A saga de ficção científica Planeta dos Macacos é um marco na cultura pop, com uma história que capturou a imaginação do público desde o seu lançamento em 1968.
Em 2011, a franquia foi reiniciada trazendo uma abordagem mais contemporânea. A premissa original era contar o que veio antes do clássico. Contudo, aos poucos a nova cronologia aceitou a liberdade de adicionar novos rumos.
Esta nova série de filmes, iniciada com Planeta dos Macacos – A Origem, trouxe uma visão mais profunda sobre a ascensão dos macacos inteligentes e a queda da humanidade, proporcionando uma narrativa emocionante e envolvente.
Além explorar a ficção cientifica nas tramas, a produção destes filmes é reconhecida pelo desenvolvimento de tecnologia de captura de movimentos.
Planeta dos Macacos | Nova Cronologia
A Origem
Planeta dos Macacos – A Origem (2011) apresenta a história de Will Rodman (James Franco), um cientista que trabalha em um projeto para curar doenças cerebrais em humanos usando macacos como cobaias.
O principal deles é um chimpanzé chamado César (Andy Serkis), que desenvolve inteligência e emoções semelhantes às dos humanos.
Dirigido por Rupert Wyatt, o longa termina com César reunindo outros primatas que desenvolveram inteligência. Por outro lado, uma cena pós-créditos revela que o reagente biológico desenvolvido na pesquisa se torna letal para alguns humanos.
O Confronto
Dez anos após o filme anterior, um grupo de humanos sobreviventes da praga mortal se sente ameaçada pela crescente nação de macacos geneticamente evoluídos de César. Os diferentes podem conviver?
O foco é a tensão entre a “cidade dos humanos” e a “cidade dos primatas”. Dentro disso, a trama explora como os grupos e sociedades não são formados por um pensamento único.
Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) apresenta Malcolm (Jason Clarke) como o protagonista humano e Dreyfus (Gary Oldman) como o antagonista.
O título original é Dawn of the Planet of the Apes.
A Guerra
Pouco ainda existe do mundo que conhecemos, mas a paz não é uma opção. Em Planeta dos Macacos: A Guerra (2017), César e seu grupo vivem em comunidade, enquanto são observados.
Um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel humano, interpretado por Woody Harrelson, planeja escravizar e exterminar os primatas.
Desgastado pela idade, Céasar precisa unir forças para resgatar e salvar os símios que acreditaram em seu sonho de um paraíso para os macacos.
O título original é War for the Planet of the Apes. Assim como o anterior, esse filme é dirigido por Matt Reeves.
O Reinado
Agora, estamos ansiosos para o próxima continuação, Planeta dos Macacos: O Reinado (2024), o filme 4 dessa linha do tempo e que promete manter a excelência da primeira trilogia.
Anos depois da morte de César, humanidade está relegada a uma vida isolada e selvagem. Enquanto isso, um jovem macaco embarca em uma jornada que o levará a questionar tudo o que lhe foi ensinado sobre o passado.
O elenco inclui Freya Allan, Owen Teague, Peter Macon, Kevin Durand e William H. Macy.
Prepare-se para mais uma incrível aventura na saga Planeta dos Macacos, que estreia nos cinemas brasileiros em 23 de maio de 2024. Assista ao trailer completo e dublado de Kingdom of the Planet of the Apes:
Bonus Track: A Cronologia Original
Em algum momento, essa linha cronológica nova pode chegar no filme original. Porem ele por sua vez já rendeu uma série de sequências. Os filmes clássicos são:
- O Planeta dos Macacos (1968)
- De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
- Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
- A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
- Batalha do Planeta dos Macacos (1973)
Para mais segredos dos filmes, confira aqui nos arquivos do A Geleia.