Dev Patel revelou recentemente que se sentia constrangido por suas raízes indianas durante sua juventude em Londres.

Ele expressou que buscou superar isso com seu filme, Fúria Primitiva (Monkey Man), que mistura ação com raízes na mitologia indiana.

Entre a Vergonha e a Aceitação 

Em entrevista no ‘The Kelly Clarkson Show’, Patel :

“Existiu uma fase em que eu me constrangia da parte indiana da minha ascendência. Quando você está na escola em Greater London, isso não é visto como algo muito maneiro.”

Dev Patel é filho de Anita, uma profissional da área de assistência social, e Raju, um consultor de sistemas. Eles tem origem hindus gujaratis da Índia que nasceram em Nairobi, Quênia.

Leia também:  Capitão América 4: Admirável Mundo Novo é tema do McLanche Feliz de Maio de 2024

Cinema Como Ferramenta de Transformação 

Furia-Primitiva-Monkey-Man-Dev-Patel-Cena-Maneira-2024-A-Geleia

A maturidade artística fez o artista britânico fez uma escolha deliberada de destacar sua herança em sua primeira incursão como diretor:

“Cheguei à conclusão de que, no primeiro filme que dirigiria, não apenas reforçaria, mas intensificaria a representação da cultura [indiana]”

O Encontro com Deus

Relatando como seu pai e avô lhe narravam as aventuras do Senhor Hanuman, o ator contou:

“Ele usava um colar com um macaco que segurava uma montanha com uma das mãos, e eu sempre indagava sobre a história e ele respondia, ‘aguarde o retorno do seu avô do Quênia’.”

Hanuman é um deus-macaco do hinduísmo, uma das encarnações de Shiva. Ele é um avatar de coragem e a luta contra a opressão.

Furia-Primitiva-Monkey-Man-filme-Dev-Patel-Wick-A-Geleia

Então Dev continua:

“Se você visitar uma academia na Índia, encontrará imagens de Arnold Schwarzenegger e Hanuman. Ele simboliza nobreza, valentia, vigor. Contudo, em um dos relatos antigos, ele é descrito como alguém que esqueceu sua própria identidade.”

O ator explica que em sua jornada, Hanuman perde a autoconfiança, e isso o inspirou para um arco narrativo para um filme de ação.

Leia também:  Fúria Primitiva é o novo John Wick? Análise e uma pancada de motivos para assistir Monkey Man (2024)

A ideia é transposta para Fúria Primitiva (Monkey Man) ao mostrar um herói que falha, e que entende que não pode tudo sozinho.

Ele precisa ser recordado por outras pessoas à margem da sociedade sobre sua verdadeira essência e, juntos, eles confrontam os deuses da sociedade atual, o status quo.

Leia também:  Máfia Italiana e pitadas de humor dão sabor de Estômago 2 - O Poderoso Chef

Influências que pulsam

Furia-Primitiva-Monkey-Man-filme-Dev-Patel-mascara-movimento-A-Geleia

Além da raiz tradicional, Dev Patel mencionou que o longa-metragem é uma homenagem a outras influencias que o formaram:

“Minha infância foi marcada por filmes de Bollywood e pelas atuações de Bruce Lee, Arnold Schwarzenegger, Jim Carrey e Jackie Chan. Essa mistura está presente em ‘Monkey Man’. É a combinação que me define.”

Aqui no A Geleia fizemos um artigo falando mais sobre o Fúria Primitiva e suas possibilidades. Confira neste link.

Categorized in: