Com massa de nostalgia, queijo e recheio de novidade, já está nas telas do Brasil o mais recente filme de animação das TMNT, As Tartarugas Ninja – Caos Mutante (Mutant Mayhem).

Uma dos destaques em “Caos Mutante” é a incrível dublagem e o texto repletos de referências. Os diálogos são ágeis, trazendo a energia de que são mesmo adolescentes. Além disso, a versão brasileira algumas adaptações para o Brasil, como uma rápida citação a lendária Carreta Furacão.

Desenhando sem régua

Falando em piadas, “Caos Mutante” está repleto de referências que vão além das Tartarugas Ninja, pegando Shin Godzilla, Attack on Titan, filmes de Kung Fu (como A 36ª Câmara de Shaolin) e até mesmo virais do YouTube.

Leia também:  Planeta dos Macacos: O Reinado tem cena pós-créditos? Entenda se vale assistir ao filme

A animação em si é um espetáculo visual. Com uma textura rabiscada única, o filme nos lembra a movimentação stop-motion de “Frango Robô” e Nickelodeon “Kablam”.

Tartarugas-Ninja-Caos-Mutante-2023-A-Geleia
Paramount

A inserções como se fossem são outro charme, algo que já estava presente em A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, longa também assinado pelo diretor Jeff Rowe.

Falando em sensações e conexões, assistir As Tartarugas Ninja: Caos Mutante é como ver um filme completo do Spider-Punk.

Electric Relaxation (ou fritando as ideias)

Mas um dos aspectos mais marcantes do filme é a presença da música e da cultura hip hop. Neste ponto, não apenas como citação, mas no que dá forma ao filme.

Leia também:  Batman: Caped Crusader | Estreia e tudo sobre o que é a nova Série Animada do Prime Video

Olhando por esse ponto, colagens visuais com uma pegada fanzine até a trilha sonora, que inclui A Tribe Called Quest e De La Soul, a cultura hip hop permeia a estrutura e dá vida aos personagens.

Além disso, o ponto central da história é a busca por aceitação das tartarugas como “adolescentes normais”, ao mesmo tempo que se sentem irmãos e tocados pela causa dos mutantes excluídos.

De certa forma, isso se conecta com a metáfora possível das Tartarugas como garotos negros que conhecem o mundo apenas sua quebrada, buscando “sair da grande noite” e encontrar uma inserção social e no mundo do consumo.

As-Tartarugas-Ninja-Caos-Mutante-Quatro-2023-A-Geleia
Paramount

Este é um filme que transcende gerações, proporcionando uma experiência divertida e repleta de ação para corações de todas idades.

Leia também:  Glen Powell tem mil faces no filme de ação e comédia Assassino por Acaso

Recomendo “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” não apenas para os fãs de longa data das tartarugas que desejam reviver a magia da infância, mas também para os jovens de hoje (classificação 10 anos).

Apesar de todas as possíveis leituras que fritam as ideias, Caos Mutante consegue se manter um filme leve e com um olhar cheio de ternura para a coexistência macia apesar da diferença.

O filme chegou às telonas em 31 de agosto, proporcionando uma experiência cinematográfica única. Assista ao trailer completo e dublado: