Sessão Vitrine Petrobras tem o prazer de anunciar a digitalização e lançamento de um dos maiores clássicos do cinema nacional: A Hora da Estrela, de Suzana Amaral.

Este filme icônico, que rendeu a Marcélia Cartaxo o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim em 1985, estreará com exclusividade nos cinemas no dia 16 de maio.

Uma História de Sonhar

O filme conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina datilógrafa que encontra um namorado em São Paulo e sonha com a felicidade.

Leia também:  Paulo César Pereio: Legado e obra do ator que nos deixa aos 83 anos

A digitalização da obra foi realizada no Rio de Janeiro, sob os cuidados de Débora Butruce, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto.

Silvia Cruz, criadora do projeto e sócia-fundadora da Vitrine Filmes, comenta:

“Graças ao patrocínio da Petrobras, é possível incluir filmes de patrimônio entre os lançamentos da Sessão Vitrine Petrobras, resgatando a memória do audiovisual nacional e favorecendo a formação de uma cultura cinematográfica baseada em referências brasileiras, ação essencial para a valorização do nosso cinema”

Um Clássico Brasileiro

Baseado em um dos livros mais vendidos e cultuados da autora Clarice Lispector, as novas gerações terão a oportunidade de assistir a sua adaptação nas telas grandes de todo o Brasil através desse projeto patrocinado pela Petrobras, que lança os filmes a preços acessíveis em pelo menos 20 cidades do país.

Leia também:  PLANO 75: Conheça o filme que discute etarismo e a cultura japonesa

Além de Marcélia Cartaxo, o filme também tem em seu elenco Fernanda Montenegro e é considerado um dos maiores clássicos do cinema nacional.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) nomeou o filme como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Categorized in: