Tudo começou na residência artística Les Ateliers du Cinéma, organizada pelo renomado cineasta francês Claude Lelouch, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “Um Homem, Uma Mulher”.
Gabriela Boeri, a única brasileira presente nessa residência, que ocorreu ao longo de um ano em Beaune, na França, conheceu Fanny Boldini, Kevin Vanstaen e Simon Boulier. Juntos, eles colaboraram na criação do longa-metragem de ficção intitulado LA PARLE.
O filme teve sua estreia mundial no Festival International du Film de Saint-Jean-de-Luz, na França, em 2022, e também foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Agora, ele está pronto e terá sua estreia nos cinemas em 29 de junho, pela distribuidora Pandora Filmes.
A vida nas telas
O longa ter como um dos atrativos ter sido quase inteiramente filmado com iPhones. Gabriela Boeri comenta:
“O iPhone nos proporcionou mobilidade para viver em vez de apenas atuar. Queríamos explorar esse dispositivo que as pessoas usam constantemente para registrar desde coisas insignificantes até grandes eventos.
Como todos estão sempre com seus celulares, nós passávamos despercebidos durante as filmagens. Isso contribuiu para o tom documental da narrativa. Aceitamos as imperfeições das imagens e também de nossas vidas, buscando transformar o ordinário em extraordinário”
Além de dirigir, o quarteto também assina o roteiro e atua no filme, que foi realizado em três momentos diferentes entre 2018 e 2020.
Após cada um desses momentos, o grupo revisava e reescrevia o roteiro, enquanto montava o material já filmado. Assista ao trailer: