Talvez você tenha chegado aqui buscando respostas. Como, por exemplo, se vale assistir Furiosa, novo filme da saga Mad Max, e se é tão bom quanto Estrada da Fúria, a obra aclamada de 2015.

A resposta imediata é que esta é uma outra jornada, diferente, assim como todos os longas da saga são entre si, ainda que carreguem elementos que se repetem.

Por exemplo, Estrada da Fúria é movidos por ações: correr, fugir, dirigir, atirar e chegar. Por outro lado, Furiosa é uma costura, pequenos fatos unidos, porém permeado por um único verbo: contar uma história.

Desacelerando a urgência do longa anterior, George Miller retorna a este mundo para narrar uma trama que se desenrola ao longo de anos.

Alyla-Browne-George-Shevtsov-Furiosa-Mad-Max-2024-A-Geleia
Warner

Invente um Mundo

Essa é uma narrativa de origem da protagonista, mas também é Miller nos convidando para nos contar um pouco mais sobre sua criação.

A postura é evidenciada pela figura de um narrador, ou melhor dizendo, historiador (George Shevtsov), que é a primeiro humano que vemos em tela e a última voz que ouvimos. a narrativa ou a versão que ele conheceu da história.

Leia também:  Homem-Aranha Noir com Nicolas Cage, The Boys 5 e mais séries anunciadas pelo Prime Video

Entre rápidos reinos e fortalezas malditas, o longa parece recorrer novamente à gramática das produções de fantasia.

Nuvens de poeira, fumaça e pigmentos ajudam a criar um ambiente onírico e também são utilizados como “corte artístico”, tal como os fades de Star Wars, uma guerra que começa (na tela) quando uma princesa é sequestrada.

Enquanto isso, nesse planeta, acompanhamos como uma garota (Alyla Browne) foi roubada de seu reino e teve sua vida alterada pelo carismático vilão Barba Vermelha (e depois, Barba Preta).

Mad-Max-Furiosa-Dementus-2024-A-Geleia
Warner

Nesse ponto, já sabemos que esse não é o conto da mulher indefesa que precisa ser resgatada por um Max ou Jack. O que George Miller sublinha aqui é que não foi o trauma que forjou a menina; ela já era Furiosa.

O que o caminho ensina é a calma. Cuidar da semente e ter paciência até que seja hora de colher os frutos na árvore da vingança.

Mundo Cruel (vai reduzir as ilusões a pó)

Além da vingança, a trajetória de Furiosa é alimentada pelo desejo de retorno ao seu paraíso, nunca deixando de sonhar com seu Vale Verde.

Leia também:  Amigos Imaginários tem cena pós-créditos? É um filme para crianças?

Já na hora de povoar essa conto fantástico, Miller não se utiliza de criaturas ou robôs. Os monstros aqui são homens com fome de poder, mas também de alimento mesmo, em um mundo de escassez.

Immortan-Joe-Hugh-Keays-Byrne-Lachy-Hulme-Furiosa-Mad-Max-2024-A-Geleia

No longa de 2015, somos rapidamente apresentados a Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne / Lachy Hulme)Garotos de Guerra e à cultura que existe em sua Cidadela, mirando o Valhalla. Estruturas que existem antes de chegarmos com nosso olhar.

Aqui, vemos na figura de Dementus (Chris Hemsworth) um líder tentando construir uma mitologia em torno de si, porém ele mesmo ainda é um curioso, e até mesmo ainda perdido.

E assim estão aqueles que o acompanham. Os veículos amalucados com motor V8 ficam na garagem, e a preferência nessa estrada é para uma horda de motoqueiros num imenso deserto.

motoqueiros-no-imenso-deserto-Dementus-chifre-Furiosa-Mad-Max-2024-A-Geleia.
Warner

A visualidade do mal traz elementos de um mundo que já existiu, com roupas rasgadas, uma bola de futebol, um ursinho. Cruéis em suas ações violentas, a fantasia aqui é sonhar com abundância, enquanto matam em nome da sobrevivência diária neste mundo apocalíptico.

Leia também:  Fúria Primitiva é o novo John Wick? Análise e uma pancada de motivos para assistir Monkey Man (2024)

Mais Uma, das Mil e Uma Histórias do Deserto

Em uma linha do tempo, é o criador relendo sua criação. Os modos de Dementus e seu grupo podem ser uma conexão de cronologia com a trilogia clássica de Mad Max, ou um carinho com referências diretamente de Mad Max 2.

Anya-Taylor-Joy-Furiosa-Caminhao-Mad-Max-2024-A-Geleia

Contudo, mais do que uma celebração da própria obra, George Miller nos lembra que faz parte de contar uma história ocultar, aumentar, mudar o ritmo, encher de cor. E a cada retomada, é uma nova versão.

O ambiente e o tempo modificam nosso olhar.

De 2015 para 2024 foram noites de espera. Furiosa acelera o desejo de mais, porém temos que esperar quando o gênio será liberado para nos contar mais uma de suas versões sobre esse universo. Por enquanto, temos alimento para sonhar.

Furiosa: A Mad Max Saga

Lançamento brasileiro, Warner
Ano: 2024
Duração: 150  minutos

Elenco principal: Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth, Tom Burke, Tom Hardy, Quaden Bayles.
Classificação Indicativa: 16 anos

Assista ao trailer dublado:

Categorized in:

Tagged in:

, ,