Como seguir a vida depois da morte? Essa parece ser uma das principais perguntas de O Menino e a Garça, o novo e possivelmente último filme do mestre japonês Hayao Miyazaki, que levou uma década para ser concluído.

A trama narra a história de Mahito. Após perder sua mãe, o garoto é levado por seu pai para uma misteriosa propriedade no interior do Japão durante o período da Segunda Guerra.

Logo eventos estranhos começam a se repetir, incluindo a aparição de uma insistente garça. Porém, o que aparenta ser uma simples fábula infantil com ares de Alice no País das Maravilhas, revela-se uma obra complexa e profunda, abordando temas como solidão, guerra, ecologia e morte.

Leia também:  Paulo César Pereio: Legado e obra do ator que nos deixa aos 83 anos

Sentimentos da Porta Pra Dentro

Diferentemente de outras criações de Miyazaki, como A Viagem de Chihiro ou Meu Amigo Totoro, que trazem o encanto pela magia e o olhar curiosoO Menino e a Garça assume um tom sombrio. Mahito é um protagonista que parece sempre angustiado pelas suas dores reais.

Ao entrar pelo portal em uma torre, o garoto entra em uma jornada mística em busca de respostas por sua mãe, além de compreender os segredos que cercam o passado da sua família, o que inclui a própria origem da torre.

O-Menino-e-a-Garca-Boy-Heron-outro-mundo-A-Geleia
Ghibili / Sato Company

Contudo a ansiedade do protagonista, e possivelmente a do espectador moderno, nunca são complementarmente correspondidas. Em sua forma, O Menino e a Garça  tem um ritmo lento e mais contemplativo, como que pedindo que as nossas urgências desacelerem.

Leia também:  Entre Luto e Buscas: Discussão da depressão é tema do premiado filme A Metade de Nós

Aqui e ali temos rimas, como constância das aves (periquitos, pelicanos e a própria garça) durante a história e o fato de Soichi (pai de Mahito) trabalhar na fabricação de aviões de combate. Porém poucas respostas são decisivas, restando para o observador a intrigada missão de encaixar peças.

O Desejo de Vida

Assim enquanto o ponto de partida na superfície da trama é a elaboração do luto, e os porquês de uma partida, o filme em si parece nos convidar a refletir o porque vivemos.

Leia também:  Minha Querida Oni é para crianças? 4 motivos para assistir ao filme do Netflix

Sentar para assistir O Menino e a Garça é saborear uma produção com um quadros feitos à mão, revelando a paixão e dedicação de Miyazaki pela arte.

E materialmente é a chance de conferir uma obra deste artista após tantos anos, em suas potências de imagem e qualidade de som. E faz diferença se for a última?

BONUS: Se gostou desse filme, também de uma chance para assistir Bizarros Peixes das Fossas Abissais.

How Do You Live?

Lançamento brasileiro, Sato Company
Ano: 2023
Duração: 124 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

Assista ao trailer completo e dublado:

Categorized in: