Cable, ou Nathan Summers, é um dos personagens mais complexos e fascinantes do universo X-Men.

Herança Genética

Filho de Scott Summers, também conhecido como Ciclope, líder dos X-Men, e Madelyne Pryor, Cable tem uma história de vida que é um verdadeiro quebra-cabeça temporal. Sua mãe, uma clone de Jean Grey, foi criada pelo vilão Sr. Sinistro e acabou se tornando a Rainha dos Duendes e soberana do Limbo.

Apesar de não ser sua mãe biológica, Jean Grey teve um papel significativo na vida de Cable, adotando-o de certa forma e influenciando seu desenvolvimento.

Entenda um pouco a história desse brabo:

Origens Secretas do Guerreiro do Tempo

Quando falamos da história de um personagem de quadrinhos, na verdade estamos compactando anos de história em um olhar retrospectivo.

Cable surge nos quadrinhos quando seu criador assume Rob Liefeld, destaque nas revistas mutantes.

Leia também:  Love Lies Bleeding: Porque assistir ao filme com Kristen Stewart e Katy O’Brian | Crítica

O artista foi responsável por transformar os Novos Mutantes na X-Force, um grupo mais militante e agressivo dentro do universo X-Men.

Novos-Mutantes-Cable-Marvel-90-Marvel-quadrinhos-A-Geleia

Parte disso se dá com o surgimento do misterioso guerreiro vindo do futuro que usa o nome Cable. Sua inspiração parece os brucutus do cinema, ou especificamente um misto de Terminador, Alan Dutch e outros personagens de Arnold Schwarzenegger.

Sob sua liderança, a X-Force se tornou uma equipe que lidava com ameaças de maneira mais direta e pragmática, refletindo a natureza endurecida e tática de Cable.

Essa transição marcou o começo da Era dos Anti-Heróis nos quadrinhos.

Poderes e Habilidades

Desde cedo, Cable demonstrou habilidades incríveis, sendo um poderoso telepata e telecinético.

Cable-nos-quadrinhos-Marvel-A-Geleia
Cable nos quadrinhos (Marvel)

Ele é capaz de ler mentes, projetar campos de força e mover objetos com o pensamento. Além disso, Cable foi infectado com um Vírus Tecnorgânico, que lhe concede um braço esquerdo e um olho tecnorgânicos, aumentando ainda mais suas capacidades de combate.

Leia também:  Fúria Primitiva é o novo John Wick? Análise e uma pancada de motivos para assistir Monkey Man (2024)

Aliás, treinamento para o combate é algo chave para o personagem, que sempre aparece portando algum armamento pesado de fogo, os famosos “trabucos”.

Cable na Animação e no Cinema

Em 2024, Cable fez uma aparição marcante na série animada X-Men 97, trazendo sua presença imponente e estratégica para a narrativa.

A série, uma continuação da clássica animação dos anos 90. O personagem aparece em uma das suas caracterizações recorrentes, como um viajante no tempo que tenta impedir um futuro perigoso e inesperado.

É em uma missão parecida que mutante já marcou presença no cinema, interpretado por Josh Brolin no filme “Deadpool 2”.

Josh Brolin, intérprete de Cable em Deadpool 2 A Geleia
Marvel

Cable nos Quadrinhos e o Futuro de X-Men 97

Depois daquele primeiro papel como líder tático, Cable continuou aparecendo em histórias que envolvem viagens em futuros distópicos.

Ele é peça central em eventos como a A Canção do Carrasco (X-Cutioner’s Song) além de ser o protetor da Esperança / Hope em Complexo de Messias (Messiah Trilogy).

Leia também:  Planeta dos Macacos: O Reinado tem cena pós-créditos? Entenda se vale assistir ao filme

Após sua apresentação já adulto, foram criadas minisséries que contam sua origem, como Aventuras de Ciclope e Fênix (Adventures of Cyclops and Phoenix) e Aventuras do Jovem Cable (Askani’son), exploram sua conexão com o clã Askani, um grupo de guerreiros psíquicos do futuro que desempenha um papel vital em sua formação como guerreiro em um futuro hostil.

Adventures of Cyclops and Phoenix Quadrinhos Comics A Geleia
Marvel

Essas duas histórias se conectam com o futuro de Era de Apocalipse (Age of Apocalypse), que ao lado do Senhor Sinistro e Conflyto são os grande “vilões” de sua vida.

A sequência dessas histórias já foi plantada durante a Temporada 1 e deixadas pistas que serão base para a história da Temporada 2 de X-Men 97.

Assista ao trailer final e dublado da animação: