A Method Studios, responsável pela cena de abertura de Invasão Secreta (Secret Invasion), comentou a controvérsia gerada nas redes sociais em relação à utilização da inteligência artificial (IA) na produção.
Segundo matéria do The Holywood Reporter, o processo de produção foi altamente colaborativo e iterativo, tentando afastar a ideia de que isso levou ao corte de artistas da equipe criativa.
De acordo com a empresa: ‘A IA é apenas uma ferramenta entre a variedade de conjuntos de ferramentas que nossos artistas utilizaram. Em nenhum momento o trabalho dos artistas foi substituído pela incorporação dessas novas ferramentas; pelo contrário, elas complementaram e auxiliaram nossas equipes criativas.’
O Futuro da Arte
A indústria cinematográfica está explorando o potencial novas tecnologias para a grande demanda de produções e novidades.
É claro que pode existir colaboração entre a criatividade humana e o potencial da IA. Contudo, não sabemos o quanto os estúdios estão pensando apenas baratear séries e filmes.
Atualmente, a não utilização de inteligência artificial é uma das reivindicações que levaram a greve do sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood, o Writers Guild of America (WGA).
A Disney, empresa-mãe da Marvel Studios, tem utilizado cada vez mais IA em projetos, incluindo o rejuvenescimento digital de Harrison Ford em Indiana Jones e o Chamado do Destino.